MINOB oferece gratuitamente materiais educativos para a sensibilização social sobre os conflitos e impactos ambientais e socioeconómicos associados ao extrativismo mineiro. A necessidade de sensibilização e divulgação sobre a mineração desde pontos de vista alternativos e assentes nas evidências históricas e científicas torna-se necessária no momento atual ante a intensa atividade orientada a criar um estado de opinião favorável, apagando ou minimizando as negatividades associadas ao extrativismo.
Os materiais aqui disponibilizados são fruto da colaboração desinteressada de educadoras ambientais, ilustradoras, docentes de ensino primário, secundário e universitário, ativistas ambientais e historiadoras. Partindo da ótica da educação para a sustentabilidade, o seu objectivo é fomentar uma atitude crítica e reactiva em relação à visão da minaria projectada desde boa parte da indústria e determinadas instituições no intuito de empoderar a sociedade para a defesa da sua terra, saúde e futuro.
Disponível em português [PDF], castelhando [PDF], galego [PDF], inglês [PDF], euskera [PDF], e em catalão [PDF].
Quando uma lavadeira aterra na margem de um rio, uma pequena gota de água avisa-a para não beber: a água está contaminada com resíduos mineiros! É assim que começa A mina contamina. O livro utiliza o diálogo entre as duas personagens para explicar os conceitos de resíduos mineiros, drenagem ácida de minas e bioacumulação, explicando os danos que podem causar aos recursos hídricos, à vida selvagem e às comunidades locais. Também proporciona atividades para envolver e encorajar as pessoas leitoras a tomarem medidas e tornarem-se parte da solução. Este livro recebeu em 2019 o prémio RCE da Universidade das Nações Unidas a projectos inovadores em educação para o desenvolvimento sustentável.
Disponível em português [PDF], castelhano [PDF], inglês [PDF], galego [PDF], euskera [PDF], catalão [PDF], e em asturiano [PDF].
Esta banda desenhada, publicada originalmente em 1990, com a unidade didáctica que a acompanha, narra a aventura das três personagens principais (De, Sol e Por) na sua luta para libertar Pena Corneira, a personificação de um sítio natural único que foi sujeito a cativeiro pelo malvado Mestre Picaranha, que pretende levar a cabo o seu plano extractivista. O livro é uma interpretação ficcional de mais de uma década de luta pela protecção desta serra da comarca galega do Ribeiro, finalmente declarada Monumento Natural em 2008. Reproduzido aqui com a autorização do autor Pablo Rodríguez 'Oitabén' em memória da luta em defesa de Pena Corneira.
Disponível em galego [PDF].