O Observatório Ibérico da Mineração (MINOB) será lançado no Parlamento Europeu em Bruxelas o dia 17 de Novembro, num evento organizado na sala Spaak 1C51 entre las 12:30-13:30 com o apoio de eurodeputado Miguel Urbán Crespo durante a Semana Europeia das Matérias-Primas. Para obter um passe de visitante, registe-se enviando um e-mail para mail@minob.org antes de 15 de Novembro.
O MINOB é um instrumento à disposição dos interessados nas indústrias extractivas e na documentação e prevenção futura dos seus impactos. Estabelece um sistema de monitorização e alerta precoce para detectar, mapear e denunciar condutas incorrectas e más práticas no sector mineiro em Portugal e Espanha.
Uma versão actualizada do MINOB, incluindo 30 casos geo-referenciados de vulneração dos direitos sociais e ambientais nas operações mineiras ibéricas, será lançada durante a Semana Europeia das Matérias-Primas.
As provas existentes em cada caso são compiladas numa base de dados normalizada e sistematicamente pesquisável, permanentemente actualizada e com informação devidamente referenciada.
A base de dados pode fornecer uma contribuição relevante para as funções de inspecção e controlo das administrações públicas e das forças de segurança, bem como para uma melhor compreensão da exploração mineira por parte das instituições políticas, meios de comunicação social, ONG, movimentos sociais e comunidades locais afectadas.
MINOB é uma iniciativa de cidadania ambiental lançada com o apoio do Ministério dos Direitos Sociais e da Agenda 2030 da Espanha pelo Centro de Saberes para a Sustentabilidade, um Centro Regional de Especialização em Educação para o Desenvolvimento Sustentável oficialmente reconhecido pela Universidade das Nações Unidas.
Programa
· Boa-vindas e introdução: os impactos sociais e ambientais da mineração, por Miguel Urbán Crespo (Eurodeputado)
· Apresentação do projecto MINOB, por Joám Evans Pim (Fundação Montescola)
· Mesa redonda sobre as piores práticas na exploração mineira ibérica, moderada pelo Dr. Isidoro Albarreal (Ecologistas en Acción) com representantes de comunidades afectadas pela exploração mineira